Assinala-se hoje (02) de Novembro, o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra os Jornalistas, uma data criada pela ONU em dezembro de 2013, após o assassinato de dois jornalistas franceses no Mali. O objetivo é estabelecer um movimento mundial para que os crimes cometidos contra os jornalistas sejam levados à barra dos tribunais. A primeira celebração deste dia ocorreu em 2014.
Segundo as Nações Unidas, nos últimos 10 anos morreram 700 jornalistas apenas por fazerem o seu trabalho e 90% dos casos de violência contra os jornalistas não são devidamente punidos.
Nesta data a ONU denuncia casos de violação dos direitos humanos dos profissionais dos meios de comunicação social espalhados pelo mundo e apela aos governos e às organizações para tomarem medidas que impeçam e castiguem essas violações (Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-pelo-fim-da-impunidade-dos-crimes-contra-jornalistas/ ).
“O Jornalista é aquele comunicador profissional que traduz os acontecimentos do mundo e os transmite através de notícias para a sociedade”- Desconhecido
Fotografia: Desconhecido