1. Desenvolvimento de capacidades das Organizações da Sociedade Civil e de instituições que se dedicam na protecção da criança e na promoção dos seus direitos

Este pilar estratégico tem como objectivo fortalecer a capacidade das OSC membros do ROSC e não só para melhor intervirem na área de promoção e protecção dos direitos da criança. Neste pilar, o ROSC oferece diferentes cursos de capacitação em áreas relevantes para os direitos da criança, com destaque para a Monitoria e Advocacia de Politicas Sociais; Planificação, Monitoria e Avaliação de Projectos Sociais; Gestão Baseada em Resultados; Programação Baseada nos Direitos Humanos; Governação e Participação da Criança; e Protecção da Criança.


2. Monitoria e Advocacia de Políticas Sociais

Este pilar estratégico é considerado o pilar mãe do ROSC. O ROSC é acima de tudo um Fórum de monitoria e advocacia de politicas, usando esta sua especialidade para influencia os processos de tomada de decisão, formulação e implementação de politicas relacionadas com a promoção e protecção dos direitos da criança. Neste pilar, esta enquadrada também a Monitoria da Qualidade de Serviços (MQS), uma área de intervenção que o ROSC pretende intervir como forma de buscar evidencias no terreno para influenciar a implementação efectiva das politicas, programas e leis que promovem e protegem os direitos da criança.


3. Gestão de Conhecimento

A produção e divulgação de informação relevante para os direitos da criança é uma componente chave para a visão e missão do ROSC. A produção de informação através da documentação de boas praticas e estudos de caso, permite identificar abordagens inovadoras de protecção da criança aos diferentes níveis, permitindo trocas de experiencias com parceiros e fortalecendo desta forma as intervenções dos membros do ROSC. Para alem da produção de informação, o ROSC privilegia a identificação, pesquisa e partilha de documentação relevante incluindo legislação, politicas, programas, artigos, estudos e todo o tipo de documentos que contribui para melhorar o trabalho dos seus membros e parceiros.


4. Parcerias e Alianças

O estabelecimento de parcerias também constitui um pilar chave. O ROSC é um Fórum de parceiros que trabalham em prol de uma causa comum. Estas parcerias são estabelecidas aos diferentes níveis nomeadamente ao nível local, nacional, regional e global, onde o ROSC é parte de várias redes que actuam em todos estes níveis. Este pilar parte do pressuposto de que a advocacia que o ROSC faz para melhorar a vida das crianças em Moçambique, deve ser feita em articulação, em bloco, para que os resultados que o ROSC almeja sejam efectivamente alcançados. As parcerias realizadas são com Redes de OSC e com ONGs nacionais e internacionais, com o Governo, Parlamento, Sector Privado e Agencias de Cooperação Internacional.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda