Arrancou ontem (29) e hoje (30) de Novembro de 2023, em Maputo, a IIª Sessão do Observatório dos Direitos das Crianças, cujo propósito é prestar contas e avaliar o estágio de implementação dos compromissos assumidos na área da criança bem como apresentar os resultados do Barómetro Nacional sobre a situação da Criança em Moçambique.
A Diretora Executiva do ROSC, Benilde Nhalivilo, presidiu à abertura da sessão, destacando pontos de reflexão e preocupação do Observatório dos Direitos da Criança-ODC. Ela levantou a condição das crianças em Cabo Delgado, que enfrentam extrema vulnerabilidade devido aos ataques terroristas na província, e fez um apelo ao investimento na construção de centros de assistência e espaços seguros para mulheres e raparigas. Além disso, salientou o surgimento de novas formas de violência contra as crianças, citando a violência armada como uma triste realidade, com muitas crianças sendo vítimas de balas perdidas.
Outra preocupação abordada foi a venda de álcool e drogas nas proximidades das escolas, contribuindo para o aumento do número de crianças envolvidas em estados de embriaguez. A Diretora também expressou sua lamentação pela demora na aplicação da lei e nos processos relacionados a casos de violação dos direitos das crianças.
De referir que esta Sessão é uma iniciativa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos (ROSC) e do Centro de Capacitação e Aprendizagem da Sociedade Civil (CESC) em Colaboração com a World Vison, ACABE, SOPROC, MAHLAHLE, Aga Khan Foundation e FDC com o apoio da União Europeia, Save the Children e OSISA.