Dez (10) Líderes Comunitários do Distrito de Ancuabe, na Província de Cabo Delgado, beneficiam, esta terça-feira (24), de uma capacitação em matérias de prevenção e combate às Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces.


Trata-se de uma iniciativa inserida no projecto “Esperança para Cabo Delgado”, implementado pelo Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) e conta com o apoio da Fundação Aga Khan. O projecto prevê a alocação de dez (10) meios circulantes aos beneficiários do treinamento, para que possam melhor identificar, monitorar e denunciar casos de uniões prematuras no distrito em referência.

No acto de entrega dos meios circulantes (bicicletas), a Directora Executiva do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), afirmou que os beneficiários da acção foram escolhidos pelo seu potencial mobilizador que poderá ajudar a mudar a situação difícil que as raparigas de Ancuabe vivem. “Decidimos formar aos nossos líderes religiosos e comunitários daqui em Ancuabe, porque acreditamos que o vosso papel é fundamental na luta contra as Uniões Prematuras”, disse Benilde Nhalivilo.

Na ocasião, a Administradora do Distrito de Ancuabe, Lúcia Namachulua, agradeceu ao ROSC pela iniciativa, apelando, ao mesmo tempo, à capitalização dos conhecimentos adquiridos no treinamento e à conservação dos meios circulantes recebidos, em benefício das raparigas de Ancuabe.
O projecto “Esperança para Cabo Delgado” visa contribuir para a redução de normas sociais, comportamentos, atitudes e práticas prejudiciais à igualdade de género que perpetuam uniões prematuras e gravidezes precoces em raparigas e mulheres no Distrito de Ancuabe e Cidade de Pemba.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda