No dia 29 de Março do corrente ano, o Sentinela do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC), Samuel Falassozinho, baseado no distrito de Panda, província de Inhambane, no decorrer das suas actividades de sensibilização porta-a-porta sobre os direitos da criança, identificou o caso do menino Marcos (nome fictício) de 9 anos de idade. Manuel é órfão de mãe, foi abandonado pelo pai e deixado aos cuidados da avó que não reúne condições para cuidar de si e de seu neto.



O ODC, que guia-se pelo respeito na base do interesse superior das crianças e compromete-se a trabalhar na garantia promoção e protecção dos direitos das crianças, manteve através do Sentinela do ODC manteve uma conversa com a avó do menor e foi informado que os mesmos passavam por muitas necessidades e o mais grave é que passavam dias sem ter o que comer, e se conseguem comer é pela ajuda dos vizinhos e algumas pessoas que sabem da sua situação na comunidade.

O Sentinela registou o caso e fez o seguimento, isto é, encaminhou este caso aos Serviços Distritais de Acção Social de Panda, procedendo ainda com o preenchimento do Inquérito Social à Família.

A resposta ao pedido chegou em um período de quatro meses (04) meses. Durante esse período, o Sentinela fazia o seguimento e a monitoria do caso para aferir se o mesmo fora atendido. E como resposta ao caso, no dia 31 de Agosto de 2023, os Serviços Distritais da Acção Social de Panda integraram o menino Marcos ao Programa de Apoio Social Básico.

Assim, o menino Marcos a partir deste mês (Setembro de 2023), passará a receber mensalmente a Cesta Básica para o seu sustento.

De referir que estas actividades são efectuadas no âmbito do Observatório dos Direitos das Crianças - Moz (ODC) é produto do Projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC. Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil - CESC, em parceria com MAHLAHLE - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (Inhambane), SOPROC- Rede de Protepcção da Criança de Sofala e a Acabe Moz (Niassa) como afiliados, com o apoio da União Europeia em Moçambique

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda