A Sentinela do ODC, Lágrima António baseada em Lichinga efectou uma visita de trabalho à Direcção do Género Criança e Acção Social de Lichinga, no dia 14 de Agosto do corrente ano, com o objetivo de aferir a situação dos direitos das crianças.
Durante o encontro que teve com os tecnicos Rute José- chefe do departamento de repartição da criança em idade pré-escolar e Jacinto Nolberto técnico do departamento da criança, tomou conhecimento da existencia de 36 casos de uniões prematuras registadas no 1⁰ semestre, dos quais:
Distrito de Muembe- (1 caso);
Nipepe-(1 caso);
Mandimba- (20 casos);
Mecanhelas- (10 casos);
Cuamba-(1 caso);
Maua- (2 casos);
Lichinga- (1 caso).
“Existem muitos casos de uniões prematuras a nível nos distritos de Niassa. Isto deve-se a fraca denúncia por parte da população” informaram os tecnicos da Direcção do Género Criança e Acção Social de Lichinga.
Ainda nesta senda, os técnicos apelaram a necessidade de levar a cabo acções conjuntas de sensibilização, conscientização e divulgaçao das leis nas zonas rurais e urbanas, por forma a incentivar as comunidades para a prevenção e denúncias das uniões prematuras.
Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) é produto do Projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do ROSC e do CESC, em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MAHLAHLE), Associação de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE) como afiliados, com o apoio da União Europeia.