As activistas Bertine e Ana têm vindo de forma persistente e esforçada a ensinar os alunos a escrever e a ler (literacia) através da leitura de textos do livro da Língua Portuguesa. Como primeira fase, participaram 46 alunos, dos quais 30 meninas e 16 meninos de uma turma da 2ª classe da Escola Primária Completa da Ponta do Ouro no dia 25 de Julho de 2023.
Esta actividade que faz parte do seu Plano de Acção para este semestre, no que tange a III Actividade “MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR” - Identificar os vários problemas vivenciados pelas alunas dentro da escola e na comunidade. Esta actividade mostra-se necessária porque algumas crianças têm tido dificuldade de escrever o seu nome.
A literacia consiste em primeiro lugar, de munir os alunos a conhecer o alfabeto e assim através da junção de letras para formar nomes de pessoas, de animais e também através de pequenas estórias incentivar os alunos a ler e a escrever.
Recordar que o Movimento Desenvolve Rapariga é o movimento recém-criado que tem por objectivo principal de lutar para a prevenção e o combate ao assédio e abuso sexual nas escolas e comunidades que surgiu no âmbito do Projecto “Nossas Vozes, Nossos Corpos” que conta com o apoio do Programa ALIADAS.