No âmbito da Quinzena da Criança que começa a 01 de Junho (Dia Internacional da Criança) a 16 de Junho (Dia da Criança Africana) a AJUCOM organizou um torneio denominado “Torneio Stop Uniões Prematuras” com o objectivo de sensibilizar a população para o combate e a prevenção das gravidezes precoces e uniões prematuras.
Este torneio abrangeu raparigas estudantes de quatro (04) equipes dos quatro Bairros do Distrito de Guijá, nomeadamente, Chimbembe, Chivongoene, Nhampunguane e Chinhacanine que se enfrentaram em jogos de futebol, por forma a comemorar a quinzena da criança.
CERIMÓNIA DO DIA 1 DE JUNHO
Já no dia 01 de Junho, as cerimónias foram presididas pela Directora Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Dra. Guilhermina Sitoe que exortou a todas as crianças e adolescentes para não se envolver em prática do sexo prematuro e deixar para mais tarde.
Por seu turno, Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Dr. Sérgio Zitha, incentivou aos petizes para o não abandono escolar e participação dos jovens nos diversos concursos de âmbito juvenil que tem passado em diversos momentos.
Por sua vez, o Excelentíssimo Senhor Administrador, agradeceu ao ROSC-AJUCOM pela sua intervenção no empoderamento da Rapariga e na conscientização desta faixa etária em várias dimensões (nas igrejas, nas comunidades e nas escolas). O governante agradeceu os trabalhos que outras organizações que actuam em Guijá têm vindo a fazer em prol da rapariga.
O evento foi realizado no âmbito do Projecto “Prevenção e Redução de Violações de Direitos de Género, Gravidez na Adolescência e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens em Moçambique e Zimbábwe”, uma iniciativa implementada pela KUTENGA no Distrito de Ka Maxaquene na Cidade de Maputo e pela AJUCOM em Guijá, Gaza, financiada pela Terre Des Hommes Alemanha.