Perto de 60 Raparigas Estudantes da Escola Comunitária Graça Machel da Ponta do Ouro, no Distrito de Matutuine, participaram na manhã de hoje (21), na palestra de divulgação da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e dos Mecanismos de Denúncia.


As participantes foram repartidas em dois grupos distintos de trabalho, onde para além de se focarem na temática acima referenciada, estiveram também a debater a questão da salvaguarda dos direitos das raparigas no âmbito do “Movimento Desenvolve Rapariga.”

Durante os debates, as raparigas fizeram saber que têm vindo a envidar esforços para a disseminação e divulgação da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras, dos Mecanismos de Denúncia e outros temas não menos importantes como o Assédio e Abuso Sexual, por forma a combater e prevenir a Violência Baseada no Género nas escolas e nas comunidades. As mesmas informaram ainda que estes males constituem entraves para a efectivação dos direitos das crianças na Ponta do Ouro.

Ainda no âmbito do Movimento Desenvolve Rapariga, as activistas fizeram uma radiologia do trabalho que tem realizado nas comunidades, desde as palestras, as campanhas porta a porta para divulgar a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e informaram que o trabalho está a ser positivo e apontaram alguns desafios encontrados no Bairro Comunal A e B, onde tiveram contacto com várias famílias que disseram não conhecer a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.

Assim, os activistas informaram ao ROSC que iriam continuar a trabalhar com mais afinco nestes bairros por forma a que a população possa conhecer a lei e os mecanismos de denúncia.

Lembrar que estas actividades são realizadas no âmbito do Projecto Nossas Vozes, Nossos Copos que é implementado pelo ROSC e conta com o apoio do Programa ALIADAS.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda