O continente Africano comemora hoje (16 de Junho) o Dia da Criança Africana. Esta data serve para reflectir em torno dos direitos das crianças por forma a que se vejam as conquistas, os avanços e os desafios para a materialização destes direitos.
Moçambique celebra este dia sob o lema “Por um ambiente digital seguro para a criança” por forma a consciencializar a todas as crianças sobre a importância de interagir em plataformas digitais com segurança.
Em um país onde 50% da população tem acesso aos serviços de telecomunicações, e a internet apenas beneficia 23% da população (Fonte: Jornal o País do dia 04 de Dezembro de 2022), há uma necessidade do Governo, da Sociedade Civil, dos Pais e Encarregados de Educação e outras entidades priorizar a salvaguarda dos direitos das crianças, o que passa pela união de esforços conjugados entre as partes para que as crianças possam se comunicar e interagir em espaços onde o ambiente é seguro.
Fora isso, é notório que milhares de crianças africanas veem os seus direitos violados e há que salvaguardar estes direitos conforme plasmado na Carta Africana dos Direitos da Criança e Bem-Estar (CADBEC) e outros instrumentos que Moçambique é signatário.
Observatório dos Direitos das Crianças, o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança e a Plataforma 3R desejam a todas as crianças africanas e de forma especial a criança moçambicana um feliz dia.