A equipa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) está a escalar a província de Gaza, mas concretamente, o Distrito de Guijá, desde o dia 03 até sexta-feira (09) de Junho de 2023, com o intuito de recolher histórias de vida de raparigas que foram vítimas das uniões prematuras e gravidezes precoces.
Estas raparigas beneficiaram no mês de Março do corrente ano de Kits de geração de renda para iniciar os seus negócios e assim ajudar a si e suas famílias.
Esta visita ao Distrito de Guijá também tem o objectivo de estreitar laços e fortalecer as parcerias entre o ROSC e as instituições governamentais locais e a sociedade civil que actua na área da protecção da criança.
Estas actividades enquadram-se no âmbito do projecto “Prevenção e Redução de Violações de Direitos de Género, Gravidez na Adolescência e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens em Moçambique e Zimbábwe”, uma iniciativa implementada pelo ROSC, e Associação KUTENGA no Distrito de Ka Maxaquene em Maputo e pela AJUCOM, no distrito de Guijá, em Gaza, com o apoio da Terre Des Hommes Deutschland (TDH-Alemanha) através do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).