Bertine, Alda, Páscoa, Ana e Mariana são Raparigas Activistas e Membros do recém-criado movimento “Desenvolve Rapariga”. As activistas dedicaram-se no dia 20 de Maio de 2023 a fazer palestras sobre Álcool e Drogas na Escola Primária Completa da Ponta de Ouro para 20 raparigas estudantes.


No decorrer das palestras os activistas ficaram a saber que a maioria das alunas que estavam a participar na palestra tinham algum familiar que bebia muito ou conheciam algum vizinho que era acometido por este mal.

Assim, os activistas explicaram que por lei o consumo de álcool só pode ser depois de 18 anos de idade e que experimentar bebidas alcoólicas antes do tempo era prejudicial para a saúde e o seu desenvolvimento.

Por conseguinte, foi possível listar as consequências que podem advir do consumo de drogas e álcool a nomear:
• O álcool e drogas afectam a capacidade dos adolescentes e jovens de raciocinar;
• Os adolescentes e jovens que consomem álcool/drogas correm mais risco de se envolver em comportamentos de violência e de cometer crimes;
• Os adolescentes que consomem álcool/drogas apresentam frequentemente problemas na escola, afectando de forma séria os estudos.
As alunas da escola informaram que em redor da escola viam alguns jovens que às vezes se aproximavam da escola e que aparentemente pareciam drogados ou alcoolizados.

Referenciar que o Movimento “Desenvolve Rapariga” foi criado no âmbito do Projecto “Nossas Vozes, Nossos Corpos” que conta com o apoio do Programa ALIADAS.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda