Raparigas Estudantes da Escola Comunitária Graça Machel e da Escola Primária Completa da Ponta de Ouro, Distrito de Matutuine, participam desde ontem (02), hoje (03) até amanhã (04), de Maio de 2023, de palestras ministradas pelo ROSC sobre a Violência Baseada no Género com enfoque para as Uniões Prematuras e Assédio Sexual.


As estudantes tiveram a oportunidade de ler a história da Anita, a qual trazia elementos sobre os vários tipos de violência vividos por ela ao longo da história.
Através da história da Anita as mesmas identificaram os tipos de violência que a menor viveu, desde o assédio sexual, a violência psicológica, a gravidez precoce, a união prematura e até a perca do direito a educação.

Foi interessante perceber que as raparigas elencaram que havia uma necessidade urgente dos pais e encarregados de educaçaõ de participarem mais na vida das filhas através de diálogos sobre os direitos das raparigas e outros temas que dizem respeito a elas por forma a que exista mais entedimento sobre os direitos vs deveres e, assim possam identificar casos de assédio sexual e outros tipos de casos de Violência Baseada no Género.

Dentre este grupo de raparigas, algumas já são activistas e fazem réplicas nas suas escolas e escolas adjacentes sobre as matérias acima referenciadas. Elas trabalham na linha da frente, identificando e encaminhando casos de VBG, desde a denúncia até a queixa junto às autoridades competentes, garantindo desta forma que as vítimas possam ter acesso à justiça.

Referir que estas actividades estão inseridas no âmbito do Projecto Nossas Vozes, Nossos Corpos” implementado pelo ROSC e conta om o apoio do Programa ALIADAS.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda