A Saúde, a Agricultura e a Protecção Social, constituem um dos desafios de desenvolvimento comum entre os países africanos. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 630 milhões de anos de vida saudável foram perdidos em 2015 devido às doenças que afectam a população dos seus 47 Estados-membros em África.
Isto representa uma perda de mais de US$ 2,4 Mil Milhões no valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual da região (OMS, 2019). Em Moçambique, a saúde, a agricultura e a protecção social constituem um dos sectores prioritários, estando entre os objectivos de desenvolvimento estratégicos definidos nas principais políticas do governo a longo prazo, que, em princípio, devem estar alinhados com os
compromissos de desenvolvimento regionais e internacionais.
Assim sendo, o presente documento constitui o resultado da análise das dinâmicas do orçamento do Estado alocado nos principais sectores sociais e de desenvolvimento, com enfoque para a área da criança. Através do Link: https://drive.google.com/file/d/15hZvK_VeAwPXHzVAPwfTm2ZMP0JaUXi9/view?usp=share_link poderá ler a análise crítica feita ao Orçamento do Estado, com enfoque no PESOE 2023. A materialização do presente documento contou com o apoio da Save the Children e da OSISA.