Sentinelas distribuídos pelos vários pontos do país no âmbito do Observatório dos Direitos das Crianças – ODC têm realizado o seu trabalho com zelo e diligência no que concerne a divulgação dos direitos das crianças bem como os mecanismos de denúncia para o cidadão/a denunciar casos de violação dos direitos dos petizes.



No exercício do seu dever, eles têm realizado palestras nas escolas e nas comunidades, abordando temas como trabalho infantil, as uniões prematuras, as gravidezes precoces, exploração sexual, e outros temas que constituem preocupação e entrâve para a materialização ou efectivação dos instrumentos ou leis que defendem e salvaguarda, o bem-estar (moral, físico, psicológico e social) das crianças.

A realização destas palestras nas escolas e nas comunidades têm aberto portas para a mudança de comportamentos e pensamentos em relação à denúncia e na identificação de casos de violência contra os direitos das crianças.

Em suma, as crianças que têm passado pelas palestras já conhecem os seus direitos e sentem-se cada vez mais seguras para partilhar experiências e denunciar casos de violação de seus direitos.

ODC é uma iniciativa implementada pelo Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), com o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MALHALHE), a Rede de Protecção da Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança como afiliados, com o apoio da União Europeia em Moçambique (EU) através do projecto “A MINHA VOZ CONTA”.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda