Foi julgado o caso da menor de 9 anos de idade que foi violada sexualmente em Murrupula, Nampula. O Senhor de 40 anos de idade, que na altura dos factos estava embriagado, aproveitou-se da ausência dos pais da menor que estavam na machamba e violou a menor (deficiente física e mental) que estava no quintal sentada.

Este caso chegou ao conhecimento do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC através das organizações membros, neste caso da Associação Okhala W'Amiravo e da Associação AMPARAR de Nampula, que ao tomarem conhecimento do caso em Dezembro de 2021, prestaram de imediato assistência à familia e no seguimento deste caso junto a polícia.

Feitas deligências pela PRM, conseguiram de imediato prender o agressor na Esquadra de Mulio, na Localidade de Cazuzo. De Lá foi transferido para a cadeia e ficou preso até que compareceu no dia 22 de Setembro, de 2022, perante o Juiz do Tribunal Distrital de Murrupula, onde foi julgado e condenado a 4 anos de prisão e sem pagamento de caução. Foi multado ainda, a pagar o valor de 20 mil meticais a família lesada.

OKHALA e AMPARAR mostram-se satisfeitos com desfecho deste caso, apesar de estarem cientes que ainda há muito trabalho a se fazer no que concerne a saúde mental e social uma vez que foi-lhe roubada a infância e não existe nenhum valor que possa apagar o estrago que o estuprador fez.

Por causa do aumento de muitos casos de violações sexuais a menores, há uma necessidade de se fazer muita advocacia junto às instituições públicas e a sociedade no geral a posicionar-se, a falar contra este mal, a cuidar das vítimas e sobreviventes e acima de tudo, promover debates rumo à justiça.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda