Trata-se dum Espaço Seguro de aprendizagem apetrechado com computadores, livros, documentos e estudos sobre várias temáticas com enfoque à Prevenção da Violência Baseada no Género, Uniões Prematuras, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.


Denominado “Espaço Seguro,” um lugar criado para as raparigas e com objectivo de propiciar um espaço onde as estudantes possam trocar sinergias, aprender sobre os seus direitos e a usar os computadores para pesquisar informações sobre várias matérias importantes para o seu dia a dia.

O espaço foi inaugurado na Escola Secundária Sansão Muthemba, Bairro Polana Caniço “A”, Maputo, na tarde de ontem, 09, pela Vereadora do Distrito Ka-Maxaqueni, Dra. Isilda Zandamela, que agradeceu ao ROSC e a TDH Alemanha pela parceria e pelo presente que segundo ela, irá propiciar um ambiente seguro para que as raparigas possam debater vários temas sobre a Saúde Sexual Reprodutiva e sobre as Uniões Prematuras.

De seguida, dirigiu-se às raparigas e instou-lhes a abraçar os estudos, para que amanhã possam se transformar em mulheres empoderadas, mulheres que ajudam e sensibilizam as outras.

Zandamela aconselhou as raparigas da escola a fazerem um bom uso do material doado, conservando-o e valorizando-o para que o projecto possa em um futuro próximo vir a apoiar ainda mais.

Por sua vez, o Director Adjunto da Escola Secundária Sansão Muthemba começou por agradecer a presença de todos e de forma particular ao ROSC e a TDH Alemanha por ter escolhido a sua escola para ter este espaço seguro.

Referiu que o espaço seguro, ora inaugurado, já era uma necessidade para a escola, uma vez que a escola se ressentia por não possuir um espaço apetrechado e seguro, onde as raparigas pudessem aprender e ao mesmo tempo debater e discutir assuntos a si atinentes.

Por seu turno, a Líder Comunitária, Lídia Canhe, afirmou que é dever da escola cuidar muito bem daquilo que o projecto estava a doar e que havia a necessidade de olhar, vigiar e de cuidar dos bens oferecidos para que os mesmos bens possam durar por muito tempo.

Benilde Nhalivilo, Directora Executiva do ROSC, tomou da palavra e agradeceu a presença de todos e explicou que o Espaço Seguro era um local para compartilhar e expor ideias. É um lugar onde as raparigas iriam se reunir para aprender e ensinar umas às outras e que os computadores serviam para fazer pesquisas sobre vários assuntos e acima de tudo perceber quais eram os seus direitos.

A Activista Social, aproveitou a ocasião para explicar o que era o ROSC e o seu nicho de trabalho. Também explicou que, de forma particular, este projecto tinha como foco prevenção e redução da VBG em raparigas e que o Distrito de Ka-Maxaqueni foi escolhido para implementação do projecto com o intuito de que se tenha um número elevado de raparigas conscientes e com conhecimentos sobre os seus direitos e livres das uniões prematuras e das gravidezes precoces.

A Representante da TDH Alemanha em Moçambique, Dra. Dalila Daia, afirmou que era uma honra estar a inaugurar o Espaço Seguro naquela escola e referiu que o espaço representava aquilo que é a visão da TDH Alemanha.

Daia mostrou sua satisfação e prometeu ao ROSC que a TDH Alemanha iria estender o seu apoio para que mais escolas tivessem espaços seguros.
Recordar que esta actividade decorreu no âmbito do Projecto “Prevenção e Redução da Violência baseada no Género, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Moçambique e Zimbabwe”, um consórcio entre o ROSC (Moçambique) ROOTS e SAFIRE (Zimbabwe). Em Moçambique o projecto está a ser implementado nas províncias de Maputo e Gaza, com apoio da TDH Alemanha.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda