São 15 raparigas do distrito de Chimoio e de Tambara, na província de Manica, que receberam uma capacitação de três (3) dias, em matérias de Violência Baseada no Género com enfoque para às uniões prematuras.

A capacitação decorreu entre os dias 23 à 25 de Agosto do corrente ano, emTambara. Foi objectivo desta capacitação dotar as raparigas mentoras de subsídios e ferramentas nestas matérias com a finalidade de que as mesmas possam orientar conversas regulares com outras raparigas das escolas, das igrejas, das comunidades e lugares públicos sobre a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.

Dentre vários subtemas aprendidos, as activistas tiveram a oportunidade de aprender igualmente, sobre as relações de género e os direitos humanos das mulheres que no final da capacitação deixaram ficar os seus depoimentos.

Uma das activistas de Chimoio referiu que a questão do controlo da reprodução e dos mitos que que estão em volta da negação ao exercício dos direitos das mulheres, ela percebeu que “há muita pressão que fazem sobre mim. Consegui estudar e vivo com o meu marido e ter filhos não faz parte dos meus planos por enquanto. Quero abrir uma biblioteca para a comunidade e levar este tipo de informação. Aprendi que no meu corpo, mando eu.”

“Há algumas semanas veio uma família na minha casa dizendo que gostam do meu comportamento e que gostavam de me casar com o seu filho. Eu neguei e todas as pessoas, bem como os meus vizinhos disseram que eu estava a deixar a minha sorte fugir. Eu tenho o sonho de fazer algo para orgulhar minha familia e a comunidade. Com este conhecimento já me sinto preparada para dizer as meninas que podem adiar casamento e estudarem primeiro” - activista Tambara

Memorar que o Movimento EU+ é uma iniciativa do ROSC, CESC, WLSA Moçambique, FDC, Plataforma 3R (ROSC, Rede CAME e Rede da Criança) e a JOSSOAL (Manica) e PROMURA (Cabo Delgado), com o financiamento do Programa IGUAL e da Save The Children Moçambique.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda