Foi durante o encontro de monitoria realizado hoje (25), na cidade de Maputo, distrito Ka-Maxaquene, que os Líderes Comunitários relataram que estão engajados em acções de mobilização e sensibilização comunitária para acabar com as Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces nas suas comunidades.

Filipe Tumbo, Gestor de Plataformas Digitais do ROSC, agradeceu a presença dos Líderes Comunitários e de seguida fez o grupo voltar um pouco no tempo para recordar sobre as matérias da capacitação passada. Aproveitou a deixa para recordá-los que numa violação sexual a culpa é sempre da pessoa adulta que se relaciona com a criança e a opinião desta não conta.

Tumbo recomendou aos líderes a serem mais vigilantes nas suas comunidades para que nenhuma criança seja vítima da Violência Baseada no Género.

Por seu turno, Júlio Macamo, Chefe de Quarteirão do Bairro da Polana Caniço, informou que em virtude do seu trabalho na sua comunidade foram detidas duas pessoas por conta de um caso de violação sexual. “Quando um dos homens foi questionado o porquê da sua actitude, este diz que combinou com a criança” – avançou Macamo.

Por sua vez, Eugénio Sitoe, chefe de Quarteirão no Bairro de Maxaquene, contou que em seguimento da capacitação tida em Maio, conseguiu que o Secretario do Bairro e da Policia, se juntassem e assim, realizaram várias reuniões de sensibilização para a prevenção da VBG e Uniões Prematuras com participação de jovens e adolescentes, pais, encarregados de educação e outros membros da comunidade.

Um dos desafios identificados pelos líderes tem que ver com a exiguidade de materiais e instrumentos de trabalho para a sensibilização das comunidaes tais como brochuras, camisetas e folhetos. Os participantes relataram ainda que, algumas vezes sofrem críticas quando denunciam os violadores pelos familiares das vítimas por estes serem considerados provedores das famílias destas raparigas.

Com a realização deste encontro, o ROSC pretendia perceber quais eram as acções que os Líderes Comunitários estavam a desenvolver nos seus bairros para prevenir e combater a Violência Baseada no Género, sobretudo, as Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces, uma vez que fora acordado em Maio último que de tempo em tempos, o ROSC iria visitá-los para aferir o grau de implementação dos seus Planos de Acção e, por último, delinear novas estratégias para colmatar os desafios enfrentados nas suas actividades,

O projecto “Prevenção e Redução de Violência Baseada no Gênero, Gravidezes Precoces e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens” é implementado pelo ROSC em parceria com a AJUCOM e da Secretaria do Distrito Municipal Ka-Maxaquene( Moçambique) e com a ROOTS e SAFIRE, (Zimbabwe), com apoio da Terre Des Hommes Alemanha e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento (BMZ).

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda