No âmbito do Movimento EU+, o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC e a Associação Jovens da SOALPO - JOSSOAL capacitam 50 Líderes Comunitários no Distrito de Tambara, província de Manica. A capacitação que começou ontem (24), termina hoje (25) e tem como objectivo sensibilizar e mobilizar os Líderes Comunitários a desenvolver acções mais concretas para a prevenção e combate às uniões prematuras no Distrito de Tambara.

No primeiro dia da capacitação os Líderes Comunitários começaram por partilhar histórias e experiências vivenciadas em vários casos de uniões prematuras que acontecem em seus bairros, tendo constatado que a maior parte dos casos que têm vindo a receber e têm intervindo, são casos de raparigas que cobiçam a vida que outras raparigas casadas têm e elas acabam entrando nessas uniões na esperança de encontrar uma vida melhor.

Durante o evento, Benilde Nhalivilo, Directora Executiva do ROSC, explicou aos Líderes Comunitários que as uniões prematuras que têm vindo a acontecer derivam do meio social em que as raparigas crescem e que, todos eram convidados a mudar a visão que tem sobre as raparigas e elas, sobre elas mesmas. Nhalivilo apelou a todos para que começassem a dar bons exemplos às mulheres e até de líderes e homens para as nossas e futuras gerações comecem a observar que a educação é a chave para mudar o futuro das raparigas no país.

“Queremos agradecer por esta capacitação, porque mediante as explicações que nos deram aqui, podemos perceber e entender que o problema das uniões prematuras é um problema que deve ser colmatado por nós como Líderes Comunitários e como Pais - Afirmou a Líder Comunitária Denja da Localidade de Nhacalopo -Tambara.

“Louvo a união entre o governo e as organizacoes da sociedade civil nesta iniciativa que é o Movimento EU+. Se todos nós estivermos juntos e unidos, nós podemos fazer a diferença e mudar muitas coisas nas nossas comunidades” – Disse o Líder Comunitário António Betcha da localidade de Marimanau -Tambara. 

“Aproveito esta oportunidade para acrescentar que essas formações eram sempre dirigidas aos membros do governo e conselhos de escola e nós nunca havíamos tido a oportunidade de ter uma formação igual. Queremos parabenizar o Movimento EU+por estar a envolver os Líderes Comunitários, são estes que mais trabalham com as comunidades e acima de tudo, são pais também. Gostávamos de pedir ao Movimento EU+ para que promovesse intercâmbios entre os líderes comunitários de várias partes de Moçambique para uma troca de experiências e assim ficávamos a saber como os outros líderes comunitários têm vindo a fazer para o combate e mitigação das uniões prematuras em suas comunidades” – Disse o Líder Comunitário Albertino Catemba da localidade de Magambe.

De realçar que a capacitação decorre no âmbito do Movimento EU+ e é implementado pelo ROSC, CESC, WLSA Moçambique, FDC, Plataforma 3R (ROSC, Rede CAME e Rede da Criança) e a JOSSOAL (Manica) e PROMURA (Cabo Delgado), com o financiamento do Programa IGUAL e da Save The Children Moçambique.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda