O ROSC no âmbito da Plataforma 3R, participou hoje, 28 de Julho, na Procuradoria Geral da República, em Maputo, no lançamento do Guião de Procedimentos para os Grupos de Referência na Protecção e Assistência à Migrantes Vulneráveis em Moçambique.


O lançamento deste instrumento acontece na semana comemorativa alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra o Tráfico de Pessoas que se assinala a 30 de Julho, sob o lema “Uso e Abuso da Tecnologia no Tráfico de Pessoas”.

Este Manual é um instrumento que vem coadjuvar vários outros para que os Grupos de Referência existentes no país possam usá-lo para atender, assistir e proteger os direitos dos migrantes vulneráveis em Moçambique.

O Migrante refere-se a toda pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migrante” é o termo frequentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar (https://www.migrante.org.br/migracoes/migrantes-quem-sao/) .

Durante o intervalo a Plataforma 3R aproveitou a ocasião para mostrar aos participantes diverso material de informação, educação e comunicação exposto no local.

Recorde-se que Plataforma 3R é composta pelo Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, a Rede Contra Abuso de Menores (Rede CAME) e a Rede da Criança (RDC) em parceria com a Save the Children, Diakonia, Terre des Homme Alemanha, ChildFund International, Aldeia das Crianças SOS, Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a Visão Mundial que tem por objectivo promover uma advocacia conjunta em prol dos direitos da criança ao nível internacional, regional, nacional e local.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda