A equipa do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) reuniu a 21 de de Julho de 2022, no Distrito de Lago - Niassa, com o Administrador Interino do Distrito de Lago, Sr. Jornito Muemede para aferir o estado da promoção e protecção dos Direitos das Crianças naquele Distrito.


Durante o encontro, Jornito Muemede mostrou-se preocupado com a situação dos Direitos das Crianças em Lago, muito particularmente, no que concerne a reduzida adesão da população a vacinação contra à Covid-19, aos altos índices de málaria e do consumo excessivo do álcool e drogas em adolescentes e jovens nas escolas.

A Coordenadora do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC), Salomé Mimbir, expressou a sua gratulação pela abertura do governo para colaborar nesta iniciativa e outras para a protecção da criança neste distrito, onde anunciou a realização para breve de um Fórum Provincial junto aos actores do Distrito de Lago e outros actores-chave na implementação do ODC para a discussão e prestação de contas sobre a situação da criança.

Por sua vez, o Director da ACABE, Victor Maulana, explicou que nesta fase piloto o ODC irá se focar na implementação das actividades na Vila do Lago e paulatinamente irá também se estender a outras localidades do distrito como Messunta, Mecuio, Maniamba, Metxune e Kóbué.

Ao terminar, Jornito Muemede, expressou igual preocupação em relação à falta de actividades extra-curriculares educativas para entreter os adolescentes em tempos livres. Agradeceu ainda ao ODC pela oportunidade e a escolha do seu distrito para beneficiar do projecto “A Minha Voz Conta” que acredita que vai enriquecer e trazer ganhos as comunidades, entre outras acções como a sensibilização das comunidades para o respeito aos direitos das crianças, mas também do direito a uma infância condigna.

Para além de reunir com o Administrador, a equipa do ODC reuniu também em audiência com as seguintes instituições: Governo Distrital de Lago; Procuradoria Distrital/Departamento Civil e de Menores; Comando Distrital (GAFMVV); Serviços Distritais da Saúde e Acão Social – Lago, Duas Escolas e Comunidades-Piloto de implementação do Projecto em Lago.

Recordar que o ODC, é um produto do projecto “A minha Voz Conta” uma iniciativa do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) e do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Sociedade Civil (CESC), em parceria com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Mulher (MALHALHE), Associação de Protecção à Criança de Sofala (SOPROC) e a Associação Amigos da Criança Boa Esperança (ACABE) como afiliados, com o apoio da União Europeia (EU), cujo objectivo consiste em melhorar a transparência, responsabilização e a prestação de contas dos actores estatais, das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e do sector privado no que concerne aos compromissos assumidos na área dos direitos e bem estar das crianças e das raparigas em particular através do Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) ora lançado no mês de Junho de 2022.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda