Chamo-me Catarina e tenho 11 anos de idade. Estudo aqui na Escola Primária e Secundária SOS “Hermann Gmeiner” e frequento a 5ª classe. Vivo aqui na Aldeia de Crianças SOS em Laulane desde 2014, com a minha mãe, tia e mais cinco irmãos.

Eu conheço os meus direitos e sei que tenho direito de estudar, ter família, assistência médica e a ser protegida. Eu quero ser Professora e, gostava de ensinar a outras crianças para conhecerem os seus direitos e também a estudar para conquistarem os seus sonhos. Este é o maior sonho. Por isso, fico muito triste quando vejo outras crianças a viverem na rua e sem um lar. Gostava de ver outras crianças a terem oportunidade de estudar e serem acolhidas como eu fui pela Aldeia de Crianças SOS.

“Agradeço muito a Aldeia SOS pela família que me foi dada, pela oportunidade que me dão de estar a estudar e a aprender a fazer muitas outras coisas. Vou fazer de tudo para me sair bem em todas actividades que estou a aprender e me esforçar para estudar e nunca chumbar de classe,” – contou Célia.

No meu tempo livre gosto de estudar, de brincar, de assistir a televisão e acima de tudo gosto de cozinhar. Gosto de cozinhar massa, mas o meu prato favorito são batatas fritas. Uma outra coisa que gosto de fazer nos finais de semana é de fazer bolos com os meus irmãos. Gosto de fazer bolo de ananás.

Nós também temos o nosso quintal e lá plantamos a nossa horta. Na horta plantamos mandioca, batata doce e milho. É de lá que tiramos a mandioca, a batata doce, a maçaroca e alguns vegetais para fazer caril.

No dia 07 de Abril de 2022, Dia da Mulher Moçambicana, eu e os meus irmãos fizemos uma surpresa a nossa mãe. Ela chama-se mamã Constância. Antes de ela acordar, nós decicimos acordá-la com uma música e lhe dissemos que ela era muito espacial para nós. Ela ficou muito emociada e gostou muito. Nunca vou esquecer esse dia.

Eu tenho um desejo. Gostava de pedir ao Governo e a todos para ajudarem as crianças de Cabo Delgado e a acabar com a guerra lá. Gostava também que a Aldeia de Crianças SOS continuasse a ajudar as crianças como eu e mais outras crianças que estão em situação dificil na rua.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda