No âmbito do Projecto "Enriquecendo a Participação Activa da Sociedade Civil para a Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres e Raparigas" do PAANE (Programa de Apoio aos Actores Estatais), o consórcio composto pelo Fórum Mulher, Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo – ONLUS (CIES), Associação Moçambicana de Mulheres de Carreira Jurídica (AMMCJ) e Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança – ROSC, realiza desde ontem (28) até ao dia 06 de Novembro, em Maputo, uma formação em temáticas como Violência Baseada no Género, Interrupção Voluntária de Gravidez e Casamentos ou Uniões Prematuras.
É uma formação direcionada a organizações da sociedade civil como a Associação Kuthandizia Azinji, Associação de Mulheres Para legais, SOPROC, FAFI, FOFEN, MUVA, AAMOZ, entre outros.
Na nota de abertura do evento, Maira Domingos da Fórum Mulher, agradeceu aos participantes por estarem presentes nesta formação e disse esperar que as mesmas possam de forma proveitosa assimilar todas as temáticas preparadas para a formação e que posteriormente possam junto aos membros e as comunidades dar a conhecer o próprio projecto, divulgando e expandindo o conhecimento a adquirir na formação.
Ndzira de Deus, Directora Executiva do Fórum Mulher disse também que esta era uma oportunidade única uma vez que serve para fortalecer as vozes da mulher nas comunidades e juntos trabalhar para a erradicação da violência em Moçambique. Ndzira apelou as organizações para que saiam desta formação capacitadas e fortalecidas nestas matérias.
Esta formação está sendo realizada dentro do projecto acima referenciado, que conta com o apoio da União Europeia.