"Esperamos que o presente instrumento nos permita ter conhecimento sobre o equilíbrio de género nas autarquias municipais" - disse Graciana Pita, Directora Provincial de Género, Criança e Acção Social.
Este pronunciamento foi feito pela Directora Provincial de Género, Criança e Acção Social de Sofala durante o Lançamento do Relatório do Índice Municipal de Género que decorreu na Cidade da Beira, no dia 11 de Abril de 2022.
O evento contou com a participação da Directora Provincial de Género, Criança e Acção Social, Graciana Pita, o Vereador da Saúde, Género e Acção Social do Conselho Municipal, Emiliano Mateus, Representantes de Instituições Governamentais que tutelam pela área da criança, Activistas Sócias da SOPROC e Média.
A cerimônia do Lançamento do Índice Municipal de Género na Beira foi presidida pelo Vereador da Saúde, Género e Acção Social, Emiliano Mateus que começou por saudar os parceiros pelas informações fornecidas pelo Índice pois serão uma mais valia para informar os municípios sobre a situação da rapariga e mulher em cada município e sobre que intervenções são necessárias para melhorar o alcance das metas traçadas tendo em conta os compromissos assumidos na área de género e criança.
Por sua vez, a Directora Provincial de Género, Criança e Acção Social, Graciana Pita, referiu que "esperava que o presente instrumento nos permita ter conhecimento sobre o equilíbrio de género nas autarquias municipais para que alcancemos a igualdade de género conforme o almejado".
Pita reforçou ainda que era necessário haver uma paridade de género não só em Sofala, mas também em todo o país.
Recordar que esta é uma iniciativa do Consórcio composto pelas organizações (Fórum Mulher, WLSA Moçambique, Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, Associação Moçambicana das Mulheres de Carreira Jurídica – AMMCJ e o Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo ONLUS” (CIES) e conta com apoio da União Europeia no âmbito do Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE II).