Decorreu na manhã de ontem (07 de Abril de 2022), uma a Marcha de sensibilização e consciencialização para divulgação da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras realizada pela SOPROC e o ROSC em parceria com a Direcção Distrital de Género, Criança e Acção Social de Nhamatanda, na província da Beira, pela passagem do Dia da Mulher Moçambicana que se assinala anualmente a 7 de Abril.

Participaram da marcha Líderes Comunitários, Activistas Sociais, Chefes dos Mercados, Líderes Religiosos, Sectores Chave do Governo Distrital e Município, Organizações da Sociedade Civil, OCBs, Pessoas Singulares e parceiros de cooperação que actuam na área de Prevenção de Uniões Prematuras, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violência Baseada no Género no Distrito de Nhamatanda.

A Marcha teve como ponto de partida a Praça dos Heróis Moçambicanos e terminou no Parque Infantil da Vila Sede de Nhamatanda, onde houve discursos por parte do Administrador do Distrito de Nhamatanda, Senhor António João Charrumar e o Presidente do Municipio, Senhor Adamo Abdula Ossumane.

No decorrer do evento houve apresentações culturais como danças tradicionais, música e o teatro que esteve a cargo do Grupo Tearal Haya-Haya que abordou temas sobre VBG e Uniões Prematuras, destacando a importância da denúncia em caso de conhecimento de casos de uniões prematuras nas comunidades.

Após a cerimónia a SOPROC e o ROSC com apoio da Direcção Distrital de Nhamatanda organizaram um encontro com 150 Líderes Comunitários e Anciãos de Nhamatanda para pedir que redobrem esforços na divulgação da Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.

Neste encontro os líderes e anciãos de Nhamatanda tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro Haya- Haya.

O evento decorreu no âmbito do Projecto “Enriquecendo a Participação Activa da Sociedade Civil para a Promoção da Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres e Raparigas” PAANE II, implementado por um consórcio composto pelas seguintes organizações: Fórum Mulher (líder do consórcio), Associação Moçambicana das Mulheres de Carreira Jurídica (AMMCJ), Women and Law in Southern Africa (WLSA), Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), o Centro Informazione e Educazione Allo Sviluppo ONLUS” (CIES) e a SOPROC em Sofala e conta com apoio da União Europeia.

 

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda