Comemorou-se no dia 10 do corrente mês, o Dia Mundial da Saúde e Moçambique continua a se debater com o aparecimento de mais crianças e adolescentes com problemas ou distúrbios mentais e este problema se associa a um outro que tem a ver com a falta ou inexistência de unidades sanitárias para o seu diagnóstico e posterior tratamento da doença.
Para além disto, há falta de pessoal qualificado para fazer este trabalho, o que tem dificultado em muito, o saber quantificar estas crianças, adolescentes que tem problemas de saúde mental.
E somando a isto, existem os direitos das crianças que deveriam ser respeitados por todos nós. Um dos direitos das crianças diz “A criança será protegida e terá direito ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social adequados”, o que significa que a criança deveria ter os seus direitos garantidos e amparados pelos pais, encarregados de educação, tutores, educadores, pessoas responsáveis pelas crianças, o governo, etc.
Para que esta protecção se torne efectiva há necessidade de se dispor de serviços adequados e disponíveis por lei para que o desenvolvimento da criança seja completo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que não existe uma definição oficial sobre Saúde Mental, mas, para o Doutor Sérgio Luís Lorusso (Médico Psiquiatra), Saúde Mental é:
- O equilíbrio emocional entre o património interno e as exigências ou as vivencias externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as emoções dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo, perder o valor do real e do precioso;
- É ser capaz de ser sujeito de suas próprias acções sem perder noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal do outro;
- É estar de bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes, culpas, frustrações. Reconhecer os seus limites e buscar a ajuda quando necessário.
Salientar que os transtornos ou distúrbios mentais nas crianças e adolescentes atrasam o desenvolvimento emocional e cognitivo, por isso exortamos aos pais, encarregados de educação para que ao longo de todo o processo de desenvolvimento da criança tentar perceber alguns sinais que possam mostrar-se estranhos, tais como a tristeza em demasia, problemas de mudança de humor em casa ou na escola, dificuldades de concentração e outros sinais que também possam parecer estranhos ou exagerados na criança.
Um estudo americano mostra que cerca de 40% de crianças pobres e de mães solteiras são mais propensas a ter problemas de saúde mental, do que crianças filhas de famílias ricas ou com a presença dos pais.
Aqui em Moçambique, é frequente verificar por exemplo se numa família existir uma criança com problemas de saúde mental, a mesma pode sofrer igualmente com os problemas que tem a ver com o preconceito, uma vez que as pessoas na sociedade associam a saúde mental nas crianças como problemas de feitiçaria, ou dizem que a criança é maluca.
Tipos de transtornos ou distúrbios mentais que podemos encontrar nas crianças e adolescentes
- Transtorno de ansiedade;
- Transtorno ligado ao humor;
- Transtorno ligado ao estresse;
- Transtorno obsessivo compulsivo.
Desafios para o Sector da Saúde em Moçambique
- Capacitar a curto e longo prazo agentes de saúde qualificados para atender a demanda;
- Construir unidades sanitárias adequadas para o diagnóstico e tratamento destes problemas;
- Ter planos de acção;
- Mapear e ter dados concretos de quantas crianças e adolescentes sofrem deste tipo de problemas.