IMG 20220304 WA0028 iiIMG 20220304 WA0028 iiPara o efeito, no dia 02 do corrente mês (2022), o Observatório dos Direitos das Crianças (ODC) representado pela Coordenadora Executiva, Salomé Mimbir e pela Francisca Noronha, Oficial de Comunicação e Advocacia, reuniu-se com o Director Executivo da CTA, Dr. Eduardo Sengo com o objectivo de apresentar o ODC e estabelecer uma parceria com a CTA em reconhecimento do papel preponderante que aquela agremiação desempenha enquanto ponte de diálogo entre o Governo e o Sector Privado.


Para este encontro, o ODC trouxe uma abordagem narrativa e explicativa, onde a Coordenadora explicou qual seria o âmago da parceria com a CTA e sublinhou que a parceria serviria para assegurar que as empresas conhecem, divulgam e adoptam/implementam leis, políticas, procedimentos e posturas que desincentivam e previnem a prática de crimes contra crianças e raparigas como a exploração e prostituição infantil, uniões prematuras, gravidezes precoces e outras formas de exploração envolvendo os colaboradores, funcionários ou os membros das empresas.

Por seu turno, o Director Executivo da CTA, Eduardo Sengo, situou o ODC sobre a situação actual da organização e afirmou que a confederação conta com mais de 158 agremiações e um total de 6000 membros. Informou que a CTA serve de ponte entre o governo e o sector privado com o objectivo de sistematizar e influenciar a melhoria de políticas e estratégias para o desenvolvimento do ambiente de negócios em Moçambique.

Sengo contou que a CTA tem estado a trabalhar com a Organização Internacional do Trabalho- OIT e tem desenvolvido várias iniciativas a nível nacional com vista a promover a observância dos direitos humanos das crianças, raparigas e mulheres. Reiterou que uma parceria com o ODC será um contributo relevante para o reforço do trabalho que a confederação tem estado a desenvolver com os seus membros em prol da consciencialização das empresas para a observância dos direitos humanos de crianças, raparigas e mulher no exercício diário das suas actividades.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda