Decorreu na manhã de ontem, 01 de Março de 2022, nos escritórios do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC uma cérimónia simbólica de passagens de pastas do Secretariado Cessante da Plataforma 3R, representada pelo Daniel Noa da Rede Contra o Abuso de Menores – Rede CAME, para o novo Secretariado representado pela Benilde Nhalivilo, Directora Executiva.


Participaram deste encontro os colaboradores do ROSC, representantes da Rede CAME, representantes da Rede da Criança e os respresentantes parceitos de cooperação.

Recordar que a Plataforma 3R é composta pela Rede Contra Abuso de Menores (Rede CAME), Rede da Criança (RDC) e o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) em parceria com a Save the Children, Diakonia, Terre des Homme Alemanha, ChildFund International, Aldeia das Crianças SOS, Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a Visão Mundial que tem por objectivo promover uma advocacia conjunta em prol dos direitos da criança ao nivel internacional, regional, nacional e local.

Na ocasião, Matilde Marta da Rede CAME, apresentou as acções levadas a cabo pelo secretariado nos dois (02) anos em que a sua organização esteve em frente das 3R, e falou dos ganhos, dos desafios, das realizações e dificuldades atravessadas neste periodo, uma vez que a Covid-19 atrapalhou a implementação de muitas das actividades previstas.

Referiu que o Secretariado de tudo fez para que esta plataforma pudesse concretizar alguns objectivos preconizados no Memorando de Entendimento assinado entre as partes, o que de certa forma ditou o sucesso e o alcançe das metas previstas.

Por seu turno Daniel Noa, representando também a Rede CAME, enalteceu a entrega abnegada e incansável de toda a equipa da Rede CAME, dos parceiros estratégicos e de cooperação que de tudo fizeram para que se materializassem com sucesso as metas preescritas para a contínua luta pela salvaguarda e bem-estar dos direitos da criança em Moçambique.

Para o novo Secretariado, Noa desejou sucessos para este novo desafio que se apresenta ao ROSC e recomendou que ”O ROSC deve garantir a continuidade para o melhoramento dos indicadores nas diversas áreas para a promoção e salvaguarda dos direitos da criança e acima de tudo pautar por uma coordenação e gestão participativa por forma a envolver as partes e garantir assim resultados mais positivos e risonhos.”

Por sua vez, Benilde Nhalivilo, começou por agradecer a Rede CAME e a equipa técnica pelo brilhante trabalho que fez durante os dois anos que esteve em frente da Plataforma e prometeu dar continuidade de onde se parou.

Nhalivilo reiterou que para dar seguimento ao trabalho iniciado pela Rede CAME, o ROSC iria precisar do apoio de todos. Teceu alguns elogios a Save the Children pelo apoio prestado a Plataforma 3R e reiterou que a plataforma tem muitos desafios pela frente, pois precisa de se entrosar mais e ter uma identidade própria.

Por seu turno, os parceiros de cooperação agradeceram a Rede CAME pelo trabalho muito bem feito e que a demanda ainda era maior, principalmente na implementação efectiva e divulgação massiva das leis. Recomendaram ainda que a Plataforma devia pautar por mais realizações e mais visibilização das suas acções por forma a alcançar a todos.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda