IMG 20211216 WA0102IMG 20211216 WA0102“Direitos das crianças são um imperativo para nós” – disse Aida Martins Bila, representante do Governo do Distrito de Homoine

"Estão de Parabéns. As Uniões Prematuras não devem ser toleradas. Elas são um crime punível em Mocambique", disse esta manhã, 16 de Dezembro, Aida Martins endereçando-se a MALHALHE e aos seus parceiros, no acto do lançamento do EU+.

 Aquela governante acrescentou ainda que “abordar questões que violentam os direitos das crianças é um imperativo para nós, pois precisamos de criar condições para transformar as normas e práticas sociais que prejudicam o futuro das nossas crianças aqui em Homoíne, e isso requer um esforço e colaboração de todos, desde a base até ao mais alto escalão.”

O lançamento do Movimento EU+ contou com a presença de representantes do governo a nível distrital, sociedade civil, líderes comunitários, chefes de postos e localidades, representantes da direcção provincial dos assuntos sociais, activistas, jornalistas, raparigas e rapazes.IMG 20211216 WA0039IMG 20211216 WA0039

Recordar que o Movimento EU+ foi lançado ao nível central em Maputo, no dia 8 de Dezembro deste ano e espera-se que o mesmo seja lançado a nível nacional por forma a abranger a toda a população moçambicana.

O lançamento do movimento conta com apoio da Save The Children, Fundação MASC, Embaixada do Canadá, Fundação Aga Khan, Terre des Hommes Alemanha e da União Europeia.

Importa também salientar que o Movimento EU+ é uma iniciativa de um grupo de seis organizações, nomeadamente: ROSC, CESC, FDC, WLSA, Rede Contra o Abuso de Menores – Rede CAME e Rede da Criança.

O Movimento pretende envolver não só organizações e instituições, mas também, cidadãs e cidadãos do pais inteiro, bem como, Sector Privado, parceiros e doadores para juntos enfrentarem este mal que afecta 48% das raparigas menores de 18 anos e 14% das raparigas menores dos 15 anos.

Na próxima semana o Movimento vai ser lançado em Cabo Delgado pela PROMURA e Wiwanana, Nampula pela AMULTSDS e FDC/Mover, Niassa pela ACABE, Manica pela JOSSOAL e Sofala pela SOPROC.

 

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda