debates nas escolas boquissodebates nas escolas boquissoO Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) em parceria com a Associação Jovens para Jovens (AJPJ), realizaram dois (02) debates nos dias 3 e 4 de Março, do corrente ano, na Escola Secundária de Boquisso, na cidade da Matola.

Nestes debates participaram 99 pessoas, dos quais 55 eram raparigas e 28 rapazes (grupo alvo) e o resto dos 16 eram compostos por adultos nomeadamente, professores, membros do conselho directivo da escola, membros do AJPJ, do ROSC e a Imprensa.

Para a materialização destes debates contou-se com o apoio da Oxfam, Agir, Embaixada da Suécia e Embaixada da Holanda.


Os debates tinham como objectivo dotar os estudantes de conhecimento e mecanismos de defesa e protecção contra os casamentos prematuros e gravidezes precoces. Para estes debates os facilitadores da AJPJ, coadjuvados pela equipa do ROSC começaram por fazer uma pequena reflexão para perceberem até que ponto os estudantes tinham entendimento sobre estas matérias.


Os estudantes daquela escola mostraram que possuíam um certo conhecimento sobre estas matérias e falaram das dificuldades e entraves que tem encontrado com a temática sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Um dos estudantes e participantes dos debates disse que muitos pais tem tido dificuldade de conversar com os seus filhos sobre a sexualidade o que tem feito com que muitos jovens e adolescentes queiram por si só experimentar coisas e acabam se engravidando e daí nascem as gravidezes precoces.


Um outro estudante referiu que as escolas deviam criar pequenos cantos de aconselhamento sobre estas temáticas para ensinar os jovens e adolescentes como se prevenir das gravidezes precoces, doenças sexualmente transmissíveis e também dos casamentos prematuros.
Por sua vez, as raparigas apontaram os casamentos prematuros e as gravidezes precoces como sendo o motivo de desistência escolar por parte das raparigas e que é urgente que as raparigas sejam ensinadas, sensibilizadas e consciencializadas sobre os seus direitos sexuais reprodutivos e saibam que casar cedo não é solução de seus problemas.


“Os líderes comunitários e religiosos, os nossos pais e a comunidade devem ser sensibilizadas, envolvidas e formadas nestas matérias para que a prática dos casamentos prematuros e gravidezes precoces seja prevenida e posteriormente eliminada no nosso país,” – frisou uma das estudantes.
Com esta percepção os Facilitadores puderam introduzir e explicar os temas sobre os Casamentos e Gravidezes Precoces (causas e consequências), Direitos Sexuais e Reprodutivos (conceito e métodos de prevenção) aos estudantes que de forma participativa mostraram o seu interesse nestas temáticas.


debates nas escolas boquisso 1debates nas escolas boquisso 1Embora os estudantes tivessem algum conhecimento sobre estas matérias, os mesmos mostraram que aprenderam mais alguma coisa com este debate e prometeram que de tudo fariam para replicar e disseminar estas informações ao resto dos colegas que não estiveram presentes e à escola no geral.
Por último, todos os estudantes pediram a direcção da escola para que crie espaços separados de rapazes e raparigas para debaterem assuntos relacionados com os direitos sexuais reprodutivos, a promoverem espaços para palestras sobre os casamentos prematuros e gravidezes precoces e por fim, a formar activistas da escola para se dedicarem na promoção e divulgação de mensagens sobre estes assuntos.


A direcção da escola agradeceu aos parceiros por terem criado esta iniciativa de debates sobre estas temáticas e comprometeu-se a trabalhar de forma conjunta com os rapazes e raparigas da escola. Comprometeu-se também a trabalhar com os estudantes no sentido de faze-los tomar consciência de que o mais importante é estudar do que começar uma vida sexual cedo e também a divulgar mais os direitos das crianças nas escolas.

©2019 ROSC - Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança
Todos Direitos Reservados

Desenvolvido por: DotCom, Lda