Um total de trinta (30) pessoas, nomeadamente Directores e Membros de Conselho das Escolas, Professores e Líderes Comunitários foram capacitados ontem no distrito de Matutuine, localidade de Ponta de Ouro, em matéria de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violência Baseada no Gênero com maior enfoque ao Assédio Sexual nas Escolas e Uniões Prematuras.

Esta formação é realizada pelo Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC) no âmbito do projecto "Nossas Vozes, Nossos Corpos" implementado em parceria com a Associação Moçambicana de Carreira Jurídica (AMMCJ) e conta com o apoio do Programa Aliadas.

No acto de abertura do evento, Francisca Noronha, Oficial de Advocacia do ROSC, informou que através da capacitação pretende-se fortalecer o conhecimento e habilidades dos participantes no que tange ao combate e prevenção do assédio nas escolas, incluindo as uniões prematuras e gravidezes precoces no distrito de Matutuine.

Por seu turno, Albino Chilaule, chefe de localidade da Ponta de Ouro, exortou os participantes a engajar-se activamente durante a formação e a replicar e aplicar o conhecimento adquirido nas suas comunidades para assegurar a proteção das crianças, particularmente das raparigas, contra o assédio e Uniões Prematuras.

Espera-se que no final da formação os participantes possam sair com um plano concreto para prevenir e combater o assédio nas escolas e Uniões Prematuras e Gravidezes Precoces nas suas comunidades.