Hoje, 1 de Junho, comemora-se mundialmente o Dia Internacional da Criança. Para o presente ano (2021), Moçambique comemora esta data sob o lema “Proteger a Criança é Responsabilidade de Todos.”


Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Em Moçambique as crianças constituem mais da metade da população e é preciso protegê-las contra a COVID-19, conflitos armados, violações sexuais, trabalho infantil, uniões prematuras, gravidezes precoces e outros perigos existentes que podem perigar a vida das crianças e minar o seu desenvolvimento físico e psicológico, dificultando assim a realização plena dos direitos da criança.

Por isso, somos todos convidados a envidar esforços para o garante dos direitos da criança em Moçambique.