“Espero que o Movimento Eu+ nos traga a componente da consciencialização das comunidades para a transformação dos comportamentos em relação à prática das uniões prematuras,” – disse Ana Cristina Caetano, Directora Provincial da Juventude, Emprego e Desporto

Sob a coordenação da Associação da Rede de Protecção da Criança de Sofala – SOPROC e outras OSC foi lançado no dia 21 de Janeiro, de 2022, na cidade da Beira, o Movimento Eu+, cujo o principal objectivo é massificar e divulgar a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras para assim complementar e reforçar os mecanismos de melhor coordenar e divulgar a presente lei.

O lançamento do movimento contou com a presença dos Representantes do Governo, Representantes do Gabinete do Governador da Província de Sofala, do Departamento Provincial do Género, Criança e Acção Social, dos Representantes do Gabinebte de Atendimento à Família e Menor Vítima de Violência, do Departamento Provincial da Justiça, da Procuradoria Provincial, dos Líderes Comunitários, Activistas Sociais, Raparigas e Rapazes.

Coube a Dra. Ana Cristina Caetano, Directora Provincial da Juventude, Emprego e Desporto em representação do Governador da Província de Sofala (Lourenço Bulha), fazer o lançamento do Eu+.

A governante tomou a palavra e saudou a iniciativa da divulgação e massificação da lei contra as uniões prematuras. De seguida encorajou as OSC e ao executivo provincial para a continuidade nas acções de promoção e salvaguarda aos direitos das crianças, com enfoque às raparigas.

“Espero que este movimento venha mais do que divulgar a lei. Que ela traga também a componente da consciencialização da comunidade para a transformação dos comportamentos em relação à prática das uniões prematuras,” – disse Ana Cristina Caetano.

A terminar, referiu que o executivo provincial estava disposto a colobarar com o Movimento Eu+ para a mitigação das uniões prematuras na província e quiçá em todo o Moçambique.

Para o Executivo da SOPROC, o lançamento do Movimento Eu+ é uma mais valia na medida em que este poderá complementar o trabalho que as OSC tem feito para que a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras possa ser conhecida ao nível da província de Sofala.

Assim, foram convidados a todos os presentes no evento a aderirem ao movimento para uma maior divulgação da lei por forma a que se possa alcançar maior número de pessoas.

Recordar que o Movimento Eu+ é uma iniciativa promovida por um grupo de seis organizações, nomeadamente, a FDC, o CESC, a WLSA e a Plataforma 3R (Rede Contra o Abuso de Menores – Rede CAME, Rede da Criança e Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança - ROSC), e conta com o apoio da Save The Children, Fundação MASC, Embaixada do Canadá, Fundação Aga Khan, Terre des Hommes Alemanha e da União Europeia.